Bahia ganha sua primeira refinaria privada

Posted by PojucaONLINE On 08:23 0 Comentário(s) - Deixe o seu!


Entrou em operação, nessa quinta-feira, 7, no Polo Petroquímico de Camaçari, a primeira refinaria de petróleo privada da Bahia. Resultado de um investimento de R$ 20 milhões, a Dax Oil tem capacidade de processar 2,5 mil barris de óleo por dia e deve gerar cerca de 100 empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento, que deve ser atingido no período de um ano.

Instalada desde 2001 na Bahia, a empresa já trabalhava com o processamento de óleos finos para a produção de solventes. Agora, a empresa vai produzir resíduo combustível, que substitui o óleo nas indústrias, um subproduto entre o querosene e o diesel e fabricação da nafta. “Percebemos que a Bahia possui um número significativo de produtores independentes de petróleo que, por alguma razão, não têm como escoar esta produção para grandes empresas”, comentou um dos diretores da Dax Oil, Ciro Valentini.

Diante deste quadro, Valentini e os diretores Francisco Carlos Carvalho e Sulaimen Pitar procuraram pelo departamento de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia, para o desenvolvimento de tecnologia para o processamento do óleo produzido, principalmente nos campos do Recôncavo. “Toda nossa tecnologia é local”, comentam os empresários.

Com a colocação da nova planta em operação, a empresa passa a comprar matéria prima em municípios que compõem a chamada Bacia do Recôncavo – Vera Cruz, Pojuca, Candeias, Entre Rios e Lamarão. Hoje, grande parte desta produção é vendida para pequenas refinarias de outros estados como a Univen, em Itupeva, São Paulo, e Manguinhos, no Rio de Janeiro.

“Hoje, as refinarias da Bahia têm condições de fornecer cerca de 1,8 mil barris de petróleo para a Dax”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Petróleo e Gás Natural Extraídos de Campos Marginais do Brasil (Appom), Normando Paes.